CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

SEJA BEM-VINDO!

O LAR DOS IDOSOS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA foi fundado em 1923 pela Conferência Santo Antônio, adquirindo personalidade jurídica em 1936.  Em 2004, foi alterada sua razão social para Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua de Venda Nova da Sociedade de São Vicente de Paulo, obra esta vinculada ao Conselho Central Imaculada Conceição de Venda Nova.

O Lar configura-se como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI.   É uma associação civil de direito privado, filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos e oferece um dos serviços da Proteção Social Especial da Alta Complexidade da Política Nacional de Assistência Social – PNAS.  Conta com parceria junto à Prefeitura de Belo Horizonte.

O seu objetivo é oferecer serviços e atendimentos que possibilitem o bem-estar integral do idoso, proporcionando melhoria contínua da qualidade de vida. Atualmente, possui capacidade para atender 38 idosos.

 

NOSSA MISSÃO

Acolher idosos de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com vínculo familiar inexistente ou fragilizado.

 

atividades internas

Para oferecer um acolhimento de qualidade aos idosos, o Lar conta com uma equipe multidisciplinar: assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e cuidadoras .

Contamos ainda com um grupo de voluntários que enriquecem o dia a dia dos idosos com acupuntura, massoterapia, ginástica, artesanato, dança, oficinas, dentre outras atividades diversas.

Pensando no bem-estar e sociabilização dos acolhidos, mantemos uma agenda anual de eventos culturais e recreativos. Todos os domingos há a celebração de missa na Capela do Lar com a participação dos idosos e da comunidade. Mensalmente temos o

Almoço Beneficente aberto ao público.

Sociedade de São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos que reúne homens, mulheres, jovens, crianças e adolescentes.  Dedicada ao trabalho cristão de caridade, a Sociedade foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé católica de seus membros.

Os jovens estudantes, liderados por Antônio Frederico Ozanam, procuravam, com a criação da “Conferência de Caridade”, criar um espaço onde pudessem fortalecer sua fé contra as ideologias materialistas difundidas naquela época, por meio do serviço aos necessitados. O núcleo inicial foi mais tarde colocado sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, sacerdote e santo francês que dedicou toda a sua vida ao serviço aos mais pobres.

Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em mais de 150 países. Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP em todo o planeta.

No Brasil, a instituição foi fundada em 1872 na cidade do Rio de Janeiro, onde foi criada a primeira conferência de caridade no país. Atualmente, mantém creches, lares de idosos, escolas e outros projetos sociais, ao lado da obra principal que é a visita e o contato semanal com milhares de famílias em necessidade, assistidas pelas conferências vicentinas.

Essa atuação foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – Categoria Idosos”, oferecido pelo governo federal e também com o recebimento, em 2013, da Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Câmara dos Deputados.

 

diretoria e equipe TÉCNICA

A Diretoria do Lar é formada por vicentinos voluntários:

 

Presidente: Ildete Gomes Santos

Vice-presidente: Geraldo Majela Galvão da Fonseca;

1ª Secretária: Maria da Conceição Lima;

2ª Secretária: Ana Izabel Neta;

1º Tesoureiro: Valder dos Passos;

2ª Tesoureira: Maria Vanda Nunes de Oliveira.

Equipe Técnica: 

Coordenadora Administrativa: Josiane Gonçalves 

Responsável Técnica e Enfermeira: Juliana Moreira 

Assistente Social: Agislaine da Silva Carvalho

Fisioterapeuta: Carla Meliane Barbosa

Nutricionista: Mariana Liberato de Carvalho

Psicóloga: Jennifer Maria Maciel Dias de Almeida

 
 

Parceiros

  • Facebook - White Circle

(31) 3451-6818 |  Rua São Vicente, 55 ,Venda Nova  |  Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP: 31.510-080 | CNPJ: 25.458.381/0001-88

© 2018 CeMAIS  |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Ápice